Projetos de Contenções e Fundações
Fundações são os elementos estruturais que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. Existem vários tipos de fundações e a escolha do tipo mais adequado é função das cargas de edificação e da profundidade da camada resistente do solo. Com base na combinação das duas análises opta-se pelo tipo que apresentar o menor custo e o menor prazo de execução.
Projetos de Fundações
Projetos de Fundações realizado pela SETE Engenharia inicia à partir do recebimento do Projeto Estrutural e do Laudo de Sondagem do solo onde haverá a construção. Confrontando essas informações o projetista faz um estudo entre os vários tipos de Fundações possíveis para a obra, é determinada a solução que atende todos os critérios técnicos e que tenha o menor custo, e proporcione maior segurança para a obra.
Após a definição do tipo de fundação a ser adotada, o projetista faz o dimensionamento e detalhamento da fundação. O Produto Final entregue ao nosso cliente é o Projeto de Fundação com todas as especificações técnicas, detalhamentos executivos e quantitativos da fundação, seguindo criteriosamente as normas técnicas da ABNT
A SETE Engenharia possui profissionais experientes e capacitados para a realização de Projetos de Fundação, buscando sempre a melhor solução técnica, economia e segurança.
Reforços de Fundações
Reforços de Fundações são necessários para renovar ou aumentar a segurança da fundação original, devido o mau desempenho ou de aumento do carregamento por ampliação de áreas em que as fundações não suportam a cargas atuantes.
Fundação com problemas? A SETE Engenharia tem a solução com segurança garantida.
Cravação de Estacas Pré-Moldadas
As estacas pré-moldadas podem ser de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado, e concretadas em formas horizontais ou verticais. Devem apresentar resistência compatível com os esforços de projeto e decorrentes do transporte, manuseio, cravação e eventuais solos agressivos.
A cravação de estacas pré moldadas de concreto pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração, a escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo e dimensão da estaca, características do solo, condições da vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local.Em terrenos resistentes, a cravação de estacas pode ser auxiliada com jato d'água ou através de perfurações.
O sistema de cravação deve der dimensionado de modo a levar a estaca até a profundidade prevista para sua capacidade de carga, sem danificá-la. Com esta finalidade o uso de martelos mais pesados, com menos altura de queda, é mais eficiente.
A SETE Engenharia possui diversos bate estacas queda livre, com torre de 6 a 21 metros e martelo de 600 a 7000 Kg, prontos para atender os mais variados tipos de obras de fundações.
São estacas fáceis de executar quando o lençol freático está próximo do nível do solo. O impacto ambiental causado na obra é bem pequeno, pois ao final da cravação temos uma obra limpa, sem resíduos de escavação e nem sobras excessivas de concreto e aço.
Execução de Estacas Hélice Contínua Monitorada
Estacas Hélice Contínua Monitoradas é um tipo de fundação escavada de concreto, moldada “in loco”, no qual a estaca é escavada até o seu fim em um processo contínuo, usando um trado em formato de hélice aspiral. Enquanto o trado é penetrado no terreno, as aspirais do trado são preenchidas com este solo, o que providencia suporte lateral e estabilidade do furo.
Ao mesmo tempo em que o trado é retirado do furo, concreto fluido é bombeado pelo tubo central do trado, até sua base. O concreto fluido é injetado de forma continua enquanto o trado é removido, de forma que o furo nunca é deixado aberto, ou sem suporte. Após o completo preenchimento da estaca, a armadura é então colocada, com concreto ainda fluido.
Sensores eletrônicos de profundidade, torque, velocidade, pressão e volume de concreto, monitoram todo o processo, com checagem final em escritório, com emissão de relatório para cada estaca.
A sua execução pode ser feita em terrenos coesivos ou arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solos resistentes.
Para essa modalidade de fundação a SETE Engenharia possui equipamentos modernos, com alta tecnologia, equipe de operadores treinados e competentes para executar estacas de até 30m de profundidade.
Cravação de Estacas Metálicas
As Estacas Metálicas são utilizadas obras de fundações profundas, consiste no fornecimento e cravação, devidamente dimensionados para as seções das estacas e profundidade a serem atingidas no projeto de fundações.
São constituídas por perfis laminados ou soldados, simples ou múltiplos, devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado. Caso seja necessário, podem ser emendadas, mas as emendas deve resistir a todas solicitações que possam ocorrer durante o manuseio, a cravação e o trabalho da estaca.
O equipamento de cravação será dimensionado de forma que consiga levar a estaca a encontrar uma resistência de ponta a sua penetração, oferecida pelo solo, indicando a presença de camada resistente para o seu apoio, mas sem acarretar danos ao perfil. O equipamento é o Bate Estaca, sendo constituído por torre, base e martelo.
Sua principal vantagem está no fato de se prestar a cravação em quase todos os tipos de solo, permitindo uma fácil cravação, com baixa vibração e uma grande capacidade de carga, muito utilizada para contenções com perfil pranchado, sendo esta, uma solução muito econômica e ideal para execução de subsolos.
A SETE Engenharia possui diversos bate estacas queda livre, com torre de 6 a 21 metros e martelo de 600 a 7000 Kg, prontos para atender os mais variados tipos de obras de fundações.
Estacas de Compactação (Areia e Brita Compactada)
Estacas de Compactação (Areia e Brita Compactada) são instaladas no solo por processos dinâmicos com o objetivo de consolidá-lo e diminuir os recalques da fundação. Visa melhorar as camadas superficiais, proporcionando uma melhoria da resistência do solo, em conjunto com a redução do nível de deformabilidade, vez que a camada melhorada apresenta uma grande rigidez.
O objetivo da técnica é densificar o solo através de três efeitos: introdução de material compactado no terreno; deslocamento do material do terreno igual ao volume do tubo introduzido e o efeito de vibração decorrente do processo de cravação
dinâmica.
São utilizadas para o melhoramento da resistência das camadas superficiais de terrenos arenosos, no intuito de aumentar a tensão admissível do solo para o assentamento das fundações diretas.
Execução de Estacas Escavadas com Trado Mecanizado
Estacas Escavadas com Trado Mecanizado são moldadas in loco, por meio da concretagem de um furo executado por trado helicoidal, sendo empregadas onde o solo se mantém estável sem necessidade de revestimento ou de fluido estabilizante. A profundidade é limitada ao nível do lençol freático.
A perfuração é feita com trado curto acoplado a uma haste até a profundidade especificada em projeto, devendo-se confirmar as características do solo através da comparação com a sondagem mais próxima. A concretagem é feita através de um funil que tem como finalidade a orientação do fluxo de concreto.
Para esse tipo de fundação a SETE Engenharia possui seis equipamentos montados sobre esteira, que executam perfurações com profundidade máxima de 25m. Já executamos essa modalidade de fundação em várias obras, uma delas, foi a construção do Prédio e Linhas de Laminação na Usina Gusa Nordeste, localizada em Açailândia-MA.
Tubulão a Céu Aberto
Tubulão a céu aberto é uma fundação profunda, no qual elementos estruturais de fundação são constituídos concretando-se um poço aberto no terreno, geralmente dotado de base alargada, neste caso há descida de pessoal para alargamento da base ou limpeza quando não há base.
Este tipo de tubulação é executado acima do nível da água ou rebaixado, ou, em casos especiais, em que o solo se mantenha estável, sem risco de desmoronamento e seja possível controlar a água do interior o tubulão.
Para execução do tubulão a céu aberto é necessário escavar manual ou mecanicamente o fuste, alargar a base, limpá-la, e por último colocar a armadura e concretar.
A SETE Engenharia possui profissionais capacitados e equipamentos mecanizados para escavação do fuste, com perfuração até 25m de profundidade.
Projetos de Contenções
O Projeto de Contenções é realizado pela SETE Engenharia, à partir do Laudo de Sondagem, o Projeto de Formas, Levantamento Topográfico do terreno a ser executada a Contenção, incluindo o levantamento do nível da cota dos vizinhos e o Ensaio de Cisalhamento. Com estas informações o projetista definirá a Contenção que atenda todos os critérios técnicos.
O Produto Final entregue ao nosso cliente é o Projeto de Contenção com todas as especificações técnicas, detalhamentos executivos, e quantitativos da Contenção a ser executada.
A SETE Engenharia possui profissionais experientes e capacitados para a realização de Projetos de Fundação, buscando sempre a melhor solução técnica, economia e segurança para sua obra.
Cortina Atirantada
Cortina Atirantada é uma técnica de contenção que consiste na execução de uma “cortina” de contenção seja ela de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, concomitantemente com a perfuração, aplicação, injeção e protenção dos tirantes. Este tipo de contenção pode ser de caráter provisório (subsolos) ou definitivo.
Sua aplicação é recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta pouca resistência á sua estabilidade.
O processo de execução segue o sentido descendente, respeitando a retirada do solo em etapas, a fim de não por em risco a estabilidade do solo. No caso de perfis metálicos, a inserção de tirantes
da-se após o cravamento dos mesmos e escoramento. O atirantamento é dividido em quatro etapas: Perfuração, instalação dos tirantes (monobarra ou cordoalha de aço), injeção da nata de cimento e protenção dos tirantes.
A SETE Engenharia possui perfuratrizes pneumáticas para execução dessa técnica. Possuimos em nosso portfólio a participação na execução de cortina atirantada para importantes obras, entre as quais, viaduto na BR-153 em Hidrolândia/GO.
Grampos
Grampos são elementos de contenção executados com conceito similar ao dos tirantes, isto é, são dispositivos inseridos no interior do maciço a ser contido. Podem ser também provisórios ou permanentes, decorrendo daí distintos tratamentos no aço dos grampos.
Não possuem trecho de ancoragem, ao contrário dos tirantes. Além disso, a execução dos grampos não contempla a protensão dos mesmos.
A execução de um grampo compreende três fases: perfuração, injeção e instalação. A perfuração para execução de um grampo é essencialmente igual à do tirante, e feita normalmente com auxílio de uma perfuratriz e com auxílio de lavagem. Vale para esse caso a mesma descrição feita para o caso dos tirantes.Concluída a perfuração e feita a limpeza do furo, procede-se ao seu preenchimento com calda de cimento. Concluído o preenchimento retira-se o tubo de revestimento.
Tirantes
Tirante é uma tela composta por um ou mais elementos resistentes à tração, montada segundo especificações do projeto. Estes elementos são introduzidos no terreno em perfuração previamente executada. Logo após é feita a injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado à parede estrutural pela cabeça do tirante pelo trecho não injetado o elemento resistente à tração e pela cabeça do tirante.
São executados como estruturas provisórias facilitando as escavações e a execução da estrutura definitva. No caso de serem utilizados como escoramento definitivo, requerem tratamentos e proteções especiais contra corrosão.
Uma grande vantagem de sua utilização é a capacidade de obter elevadas cargas com peças de pequeno porte, além da simplicidade construtiva. São usados para ancoramento de cortinas de contenção de concreto armado ou projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados.
A SETE Engenharia possui profissionais experientes para executar essa técnica, além de equipamentos, como perfuratrizes pneumáticas, para execução dos tirantes.