Conheça um pouco sobre a Soldagem Rotativa

A Sondagem Rotativa é utilizada para perfuração e reconhecimento de rochas e solos, através de sondas rotativas, que permitem a retirada de testemunhos da rocha atravessada, recuperados através do barrilete, podendo atingir grandes profundidades.

Este é o método direto de investigação mais completo a disposição da Geologia de Engenharia. Além do sondador especializado, a qualidade da sonda, com seus acessórios e ferramentas na execução da sondagem rotativa é muito importante, pois desta forma se consegue grande recuperação das amostras de rocha, por mais frágeis que sejam os materiais perfurados.
 

Todo o processo deve ser analisado por geólogo especializado que recebe classificação conforme a petrografia geral, levando em conta os parâmetros geotécnicos, como os graus de alteração, coerência, fraturamento, RQD “Rock Quality Designation”, indicativo da qualidade de maciços rochosos, classificação geológica e classificação de descontinuidades.
 

Os resultados das sondagens são apresentados em relatório, com planta do local e indicação dos pontos perfurados, perfis geológicos geotécnicos de cada sondagem, contendo as informações da obra, número, inclinação e rumo da sondagem, data de início e término, cota do furo e nível d’água quando encontrado, profundidade e cotas na vertical, diâmetros de sondagem e profundidade dos revestimentos, comprimento de cada manobra, número de golpes SPT ( quando solo ), recuperação dos testemunhos, alteração, coerência, fraturamento, RQD, descontinuidades, classificação e interpretação geológica.
 

Os testemunhos de rocha são acondicionados em caixas plásticas apropriadas, com separadores dos intervalos de manobras e colocados à disposição do cliente. Para maiores informações sobre a soldagem rotativa, entre em contato conosco.