O que são estacas metálicas

Anos atrás, as estacas metálicas eram usadas especialmente em estruturas de contenção e pilares de divisa. Aproximadamente 15 anos depois este cenário foi gradativamente se transformando e atualmente, as estacas metálicas passaram a ser utilizadas para fundações profundas, competindo técnica e economicamente com os outros tipos de fundações.

Se tratando de estruturas de fundação, as estacas metálicas se destacam nas construções industriais, pontes e viadutos, prédios de andares múltiplos, portos e torres de transmissão. Já nas estruturas de contenção as estacas exercem papel preponderante em função da facilidade de cravação, alta resistência e facilidade de integração com elementos construtivos complementares.

As estacas metálicas são constituídas por perfis laminados ou soldados, simples ou múltiplos e devem resistir a corrosão natural do aço. Sua durabilidade surpreende as expectativas e até mesmo em solos agressivos ou contaminados por produtos químicos, apresentam alta resistência.

A Sete Engenharia possui diversos bate estacas queda livre, com torre de 6 a 21 metros e martelo de 600 a 7.000kg, prontos para atender os mais variados tipos de obras e fundações.