Tipos de Sondagem de solo

Sondagem é o nome do processo utilizado na engenharia para o reconhecimento de uma determinada superfície no solo ou água. Através deste processo é possível saber qual será o melhor tipo de fundação a ser empregado. Vamos agora conhecer os principais tipos de sondagens de solo:
 

Sondagem Rotativa 

Através de um conjunto mecanizado, é recolhido amostras de materiais rochosos, onde a ação perfurante é dada pela penetração e rotação do conjunto. Este método é indicado para descobrir qual o tipo de rocha, seu grau de alteração, xistosidade, índice de qualidade, entre outros. 
 

Sondagem SPT

SPT é a sigla para Teste de penetração padrão em inglês. É o método indicado para obter os índices de resistência do solo através do reconhecimento do local e as espessuras de cada camada do terreno. Com ele também é possível recolher amostras do solo, nível do lençol freático e também outros ensaios. 
 
Sondagem Mista
É o nome da sondagem rotativa utilizada em conjunto com a sondagem SPT.
 

Sondagem a Trado

Este método de sondagem é realizado manualmente com um instrumento constituído com lâminas cortantes. É indicado para coletar amostras para análise em laboratório e demais testes que não exijam muita profundidade. 
 
Ensaio de perda d’agua sob pressão
Realizado através de furos de sondagem e é essencial para projetos de construção de barragens, túneis e canais. 
 
Ensaio de permeabilidade
Através deste ensaio é possível determinar a medida da vazão em um período do tempo em resposta a aplicação de pressões diferentes de colunas d’agua
 
Coleta de amostras indeformadas
Amostra indeformada é o nome dado ao pedaço de solo retirado e acondicionado de forma a manter o máximo de suas características originais para que seja verificado em laboratório informações mais detalhadas. 
 
A Sete Engenharia atua há mais de 35 anos na engenharia civil. Com foco em obras de fundações, já realizou grandes obras em todo o Brasil. Contate-nos através do site ou ligue (62) 3941-0600.