Cortinas Atirantadas

Cortinas Atirantadas são técnicas de Contenções construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços e evitar o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos. As Cortinas Atirantadas podem ser aplicadas de modo provisório (subsolos) ou definitivo.

As Cortinas Atirantadas consistem na execução de uma “cortina” de contenção, que pode ser de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, respectivamente com a perfuração, aplicação, injeção e protenção dos tirantes. A aplicação das Cortinas Atirantadas é recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta pouca resistência à sua estabilidade.

As Cortinas Atirantadas são bastante utilizadas em obras rodoviárias e ferroviárias, em estradas ou linhas de trem que atravessam serras ou relevos bastante acidentados. O processo de execução das Cortinas Atirantadas segue o sentido descendente, respeitando a retirada do solo em etapas, a fim de não por em risco a estabilidade do solo.

A execução das Cortinas Atirantadas é dividida em quatro etapas: a perfuração, a instalação dos tirantes (monobarra ou cordoalha de aço), a injeção da nata de cimento e a protenção dos tirantes. A SETE Engenharia possui profissionais capacitados para fazer a aplicação de Cortinas Atirantadas de qualidade e segurança. Além de excelentes perfuratrizes pneumáticas para execução da técnica de Cortinas Atirantadas rápidas e eficazes.

Maiores informações sobre Cortinas Atirantadas aqui http://sete.eng.br/cortina-atirantada-1025-servico-231111

Entre em contato e faça seu orçamento: http://sete.eng.br/contato