Cortina Atirantada

A Cortina Atirantada é uma técnica que consiste na execução de uma “cortina” de contenção, que pode ser de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, respectivamente com a perfuração, aplicação, injeção e protenção dos tirantes. A Cortina Atirantada pode ser aplicada de modo provisório (subsolos) ou definitivo.


A aplicação da Cortina Atirantada é recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta pouca resistência à sua estabilidade. O processo de execução da Cortina Atirantada segue o sentido descendente, respeitando a retirada do solo em etapas, a fim de não por em risco a estabilidade do solo. As Cortinas Atirantadas são bastante utilizadas em obras rodoviárias e ferroviárias, em estradas ou linhas de trem que atravessam serras ou relevos bastante acidentados.


A execução da Cortina Atirantada é dividida em seis etapas: 1ª montagem, 2ª perfuração, 3ª instalação dos tirantes (monobarra ou cordoalha de aço), 4 ª injeção da nata de cimento, 5ª protensão dos tirantes e por último 6ª Preparo da cabeça de proteção (válida para tirantes definitivos).


A SETE Engenharia possui perfuratrizes pneumáticas para execução da técnica da Cortina Atirantada. Além de profissionais capacitados para a realização das etapadas de exebução dos tirantes.


Maiores informações sobre Cortina Atirantada aqui: http://sete.eng.br/cortina-atirantada-1025-servico-231111


Entre em contato e faça seu orçamento: http://sete.eng.br/contato