Grampo

O Grampo é uma técnica de contenção utilizada para estabilizar encostas ou escavações. A contenção de Grampo é realizada através da instalação do Grampo simultaneamente às escavações, reforçando o maciço remanescente concomitantemente ao desnível causado pelas escavações.

O Grampo, geralmente em barras de aço, é instalado em furos, seguido da injeção nata de cimento. A execução de um Grampo compreende três fases: perfuração, injeção e instalação.

A perfuração para execução de um Grampo é essencialmente igual à do tirante, é feita normalmente com auxílio de uma perfuratriz e com auxílio de lavagem. Concluída a perfuração de execução do Grampo, é feita a limpeza do furo, procede-se ao seu preenchimento com calda de cimento. Concluído o preenchimento retira-se o tubo de revestimento.

A SETE Engenharia ocupa uma posição de liderança no Centro Oeste brasileiro em projetos e execução de obras de Contenção de Grampo e Geotecnia. Os serviços de fundações, contenção de Grampo, entre outros, vêm se desenvolvendo não apenas no Estado de Goiás, como também em vários estados do Brasil, e também no exterior, como Angola.