Tirantes e Contenções

Os Tirantes e Contenções são executados como estruturas provisórias facilitando as escavações e a execução da estrutura definitiva. No caso de serem utilizados como escoramento definitivo, os Tirantes e Contenções requerem tratamentos e proteções especiais contra corrosão.

Tirantes e Contenções permanentes são aqueles que se incorporam a uma estrutura definitiva, como é o caso das cortinas atirantadas, lajes de subpressão ou fundação de torres, e que, portanto, deverão ter vida útil compatível com o fim a que se destinam.

Tirantes e Contenções provisórios são de utilização temporária, como é o caso das paredes de contenção das obras de infraestrutura de edifícios residenciais, comerciais ou estações enterradas de metrô, em que, após a construção das lajes da estrutura do edifício, os Tirantes e Contenções são desativados e os esforços transferidos para a estrutura.

Com experiência de 35 anos no mercado geotécnico, a SETE Engenharia realiza Tirantes e Contenções que proporcionam qualidade e segurança para sua obra. Dentre os tipos de Contenções realizadas pela SETE Engenharia destacam-se a Cortina Atirantada, Grampos, Tirantes e Contenções.