Tirante

Tirante é um elemento linear capaz de transmitir esforços de tração entre suas extremidades. Na aplicação geotécnica do Tirante, a extremidade que fica fora do terreno é a cabeça de ancoragem e a fica enterrada é conhecida por trecho ancorado e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem.

Após a introdução do Tirante, é feita a injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado à parede estrutural pela cabeça do Tirante pelo trecho não injetado o elemento resistente à tração e pela cabeça do Tirante.

De acordo com especialistas, a grande vantagem da utilização do Tirante é a capacidade de obter elevadas cargas com peças de pequeno porte, além da simplicidade construtiva. O Tirante é usado para ancoramento de cortinas de contenção de concreto armado ou projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados.

A SETE Engenharia é uma empresa especializada em Construção Civil. Com 35 anos no mercado, a SETE Engenharia possui profissionais experientes para executar a técnica de Contenção de Tirante, além de equipamentos, como perfuratrizes pneumáticas, para sua execução.