Contenção e Tirantes

A Contenção e Tirantes é executada como estruturas provisórias facilitando as escavações e a execução da estrutura definitiva. No caso de serem utilizados como escoramento definitivo, a Contenção e Tirantes requer tratamentos e proteções especiais contra corrosão.

Contenção e Tirantes são telas compostas por um ou mais elementos resistentes à tração, montadas segundo especificações do Projeto de Contenções. A Contenção e Tirantes é introduzida no terreno em perfuração previamente executada.

Após a injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado à parede estrutural pela cabeça da Contenção e Tirantes pelo trecho não injetado o elemento resistente à tração e pela cabeça do tirante.

A Contenção e Tirantes é usada para ancoramento de cortinas de contenção de concreto armado ou projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados. A grande vantagem da utilização da Contenção e Tirantes é a capacidade de obter elevadas cargas com peças de pequeno porte, além da simplicidade construtiva.

A SETE Engenharia possui profissionais experientes para executar a técnica de Contenção e Tirantes, além de equipamentos, como perfuratrizes pneumáticas, para execução da Contenção e Tirantes. No mercado de Construção Civil há 35 anos, a SETE Engenharia é especializada no segmento geotécnico, com ênfase em Fundações, Sondagens,Contenção e Tirantes e Obras de Terra.