Grampos

Grampos são elementos de contenção executados com conceito similar ao dos tirantes, isto é, são dispositivos inseridos no interior do maciço a ser contido. Os Grampos podem ser também provisórios ou permanentes, decorrendo daí distintos tratamentos no aço dos Grampos.

A execução dos Grampos compreendem três fases: perfuração, injeção e instalação. A perfuração para execução dos Grampos é essencialmente igual à do tirante, é feita normalmente com auxílio de uma perfuratriz e com auxílio de lavagem.

Os Grampos não possuem trecho de ancoragem, ao contrário dos tirantes. Além disso, a execução dos Grampos não contempla a protensão dos mesmos.

Vale para os Grampos a mesma descrição feita para o caso dos tirantes. Concluída a perfuração, é feita a limpeza do furo, procede-se ao seu preenchimento com calda de cimento. Concluído o preenchimento retira-se o tubo de revestimento.

Com experiência de 35 anos no mercado geotécnico, a SETE Engenharia realiza Contenções de Grampos que proporcionam qualidade e segurança para sua obra. Dentre os tipos de Contenções realizadas pela SETE Engenharia destacam-se a Cortina Atirantada, Grampos e Tirantes.

Para maiores informações sobre serviços e Grampos entre em contato e faça o orçamento da sua obra.

FOTOS