Sondas Rotativas

Sondas Rotativas são métodos de investigação de solos em que a perfuração consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante rotativa.

O método das Sondas Rotativas se inicia após a limpeza do terreno e a sonda é firmemente ancorada no terreno, de maneira a minimizar as vibrações. A amostra de rocha obtida pelo método de Sondas Rotativas é chamada de testemunho.

As Sondas Rotativas são conhecidas como Sondagem Mista quando são executadas junto com SPT, o equipamento avança em solos alterados e rochas, obtendo diretamente as amostras, exatamente sobre a rocha a ser explorada proporcionando oportunidade para uma série de ensaios.

Através do método de Sondas Rotativas pode-se indicar o tipo de rocha, grau de alteração, fraturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, além do índice de qualidade da rocha.

Para a execução das Sondas Rotativas a SETE Engenharia possui modernos equipamentos de até 480 metros de profundidade e diâmetros NQ, para que a fundação seja realizada com qualidade, garantindo a segurança e a satisfação dos clientes.