Ensaio de Permeabilidade

O Ensaio de Permeabilidade é genericamente conhecido por ensaio de infiltração, que tem por finalidade a determinação do coeficiente de permeabilidade do solo. O Ensaio de Permeabilidade realizado na SETE Engenharia, permite a medição da velocidade de escoamento da água ao longo do perfil do subsolo.


O Ensaio de Permeabilidade, juntamente com o ensaio de perda d'água sob pressão (aplicável em sondagens rotativas), constituem o conjunto de Ensaio de Permeabilidade executado em furos de sondagens, mais frequentemente utilizado no campo para a caracterização hidrogeotécnica dos terrenos naturais.


O Ensaio de Permeabilidade é executado pela SETE Engenharia em furos de sondagem a percussão, um método para investigação de solos em que a peliuração é feita através de trado ou de lavagem, sendo utilizada para a obtenção de amostras de solo, medida de índices de resistência à penetração e execução de vários ensaios in situ.


O Ensaio de Permeabilidade consiste na medida da vazão, representada pelo volume d'água absorvido ou retirado, durante um intervalo de tempo, em função da aplicação de diferenciais de pressão induzida por colunas d'água, resultante da injeção ou da retirada de água do furo. A SETE Engenharia possui equipamentos modernos, com alta tecnologia, equipe de Sondadores treinados e competentes para executar Ensaio de Permeabilidade que garante a qualidade da sua obra.


Para maiores informações sobre Ensaio de Permeabilidade entre em contato pelo telefone (62) 3941-0600 ou faça um orçamento através do formulário de contato do site da SETE Engenharia.