Ensaio de Integridade PIT-FV

O Ensaio de Integridade PIT-FV visa determinar a variação das características ao longo da profundidade do concreto de estacas de fundação ao longo de seu comprimento, tais características são a área da seção transversal, densidade do concreto, módulo de elasticidade dinâmico, entre outros.


A forma do Ensaio de Integridade PIT-FV consiste em posicionar um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca e aplicar golpes sucessivos sobre a mesma com um martelo instrumentado. Os golpes do Ensaio de Integridade PIT-FV geram uma onda de tensão, que trafega ao longo da estaca, e sofre reflexões ao encontrar qualquer variação nas características do material. Com isso é possível detectar estrangulamento do fuste da estaca, nichos de concretagem, fissuras e trincas.


O uso mais comum do Ensaio de Integridade PIT-FV é o de detectar falhas na concretagem de estacas de concreto moldadas "in loco". No entanto, o Ensaio de Integridade PIT-FV pode também ser usado para determinar ou confirmar o comprimento de estacas de concreto.


A SETE Engenharia possui equipamentos modernos e profissionais treinados para e execução desse ensaio. Possuímos em nosso portfólio a participação na execução de Ensaio de Integridade PIT-FV, em importantes obras, entre as quais podemos destacar Aeroporto de Goiânia-GO e Aeroporto de Palmas - TO.

 

Para maiores informações sobre Ensaio de Integridade PIT-FV entre em contato pelo telefone (62) 3941-0600 ou faça um orçamento através do formulário de contato do site da SETE Engenharia.